Meninas, fiquei na dúvida de postar ou não. Mas aí lembrei de um dos meus propósitos de vida: ajudar os outros.
E algumas vezes, o que é simples para um pode fazer a diferença para outros, como o acesso a informações.
Eu vou estar fora por uns dias a partir de segunda que vem. Depois de uns dias vou acessar bastante pois vou estar de molho em casa.
O motivo? Endometriose. Vou fazer outra laparoscopia.
Essa doença me causou muito sofrimento, foram longos anos, um aborto, uma gravidez ectópica (quando fiz a cirurgia para remover o embriaozinho de 12 semanas é que descobri a endometriose) e agora 3 anos após ter o Pedro - muitas dores.
Mas não me lamento...lamento sim, a quantidade de mulheres que sofrem o que eu sofri, que tem dores horríveis todos os meses e acham que são anormais.
Aqui algumas informações básicas, se você conhece alguém que passa por sintomas similares encaminhe ao médico, pleaaase, a um bom médico.
O QUE É?
Endometriose é uma doença que acomete as mulheres em idade reprodutiva e que consiste na presença de endométrio em locais fora do útero. Endométrio é a camada interna do útero que é renovada mensalmente pela menstruação.
ONDE SE LOCALIZA?
Os locais mais comuns da endometriose são: Fundo de Saco de Douglas (atrás do útero), septo reto-vaginal (tecido entre a vagina e o reto), trompas, ovários, superfície do reto, ligamentos do útero, bexiga, e parede da pélvis.
PRINCIPAIS SINTOMAS
O principal sintoma da endometriose é a dor, as vezes muito forte, na época da menstruação. Dores para ter relações também são comuns. Dores na bexiga e no intestino, na época da menstruação, também são sinais que devem ser investigados. Mas muitas mulheres que tem endometriose não sentem nada. Apenas tem dificuldade em engravidar. Por outro lado ter endometriose não é sinônimo de infertilidade, muitas mulheres com endometriose engravidam normalmente. 30 a 40 % das mulheres que tem endometriose tem dificuldade em engravidar.
E se você conhece alguém que não tem condições de fazer o tratamento (carésimo) e o abandonou, divulgue que há como retirar gratuitamente o análogo de gnrh.
Essa é uma luta nova minha, para que tenhamos diagnóstico mais cedo, menos sofrimento e uma vida bem mais saudável.
Dor não é normal, NUNCA.
Beijos
8 comentários:
Oi Fabi...melhoras pra você..espero que fique bem, minha cunhada sofre com isso tambem...
Vamos ver se consigo postar mais no blog ne? bjao
Fabi,
Melhoras pra vc!
E obrigada pelo recadinho!
Bjs
é isso aí Fabi, cada uma faz a sua parte, muito bacana isso.
melhoras para vc.
amiga,
Dividir informação sempre é bom, especialmente a respeito de saúde.
bjo,
Oi, Fabi!!!
Miguinha, sua mensagem foi especial!!! Saudades de vc tb...
Te desejo rápida melhora! Que você possa, após estes dias de "retiro forçado", voltar 100%. Que Deus possa estar te acompanhando e abençoando neste período (e sempre também, é claro!)
Gde bjo!!!
Fabi, estarei na corrente poisitiva para sua plena e rápida recuperação. Muito importante a informação que vc compartilhou, eu mesma não conhecia a doença... Mas conheço vc, mesmo de longe e sei que JÁ saiu vtoriosa disso tudo!
Beijocas,
Danica
Oi Fabi, nossa minha cunhada sofreu muito com endometriose tb, é horrivel né! Melhoras para vc!
Beijos
Fabi querida, estou aqui torcendo para que vc se recupere logo.
Realmente, a informação é muito importante.
Tenho uma doença crônica, não muito conhecida, que às vezes me pega de jeito também... Mas o importante é tomar todos os medicamentos apropriados e seguir as recomendações médicas.
Se cuida,
Beijos,
Le
Postar um comentário